quarta-feira, 28 de maio de 2008

a busca da expressão educação integral

Inicialmente realizada uma busca não objetiva, uso de aspas, na expressão educação integral:

No buscador http://www.yahoo.com, uma quantidade muito grande de links, pois a palavra educação é relacionada a uma quantidade de assuntos diversos (aproximadamente 3.240.000 para educação integral).

No mesmo buscador quando realizado tentativa pelo diretório educação, o mesmo não abriu!

Prosseguindo com o mesmo buscador e utilizando a busca direcionada, por meio do uso de aspas, a expressão agora figura em um menor número de links (aproximadamente 233.000 para " educação integral "). Nesse sentido, a busca dirigida possibilita um "filtro", uma seleção que possibilita uma precisão quanto 'a expressão procurada.

Realizando a busca da mesma expressão, utilizando a associação, ou seja, com o uso do + entre as palavras associadas, foram acrescidas as palavras concepção e escola, assim ocorreu uma maior precisão de fontes (links) para a informação (aproximadamente 174.000 para educação + integral + concepção + escola) facilitando prosseguir na pesquisa.

Foi possível verificar que as diferentes formas de busca, empregadas neste exercício, apontam para uma forma de otimizar tempo em uma pesquisa/busca, de modo a se orientar melhor em um universo muito amplo e diversificador de conteúdos. E consegui acessar um artigo meu, em 1 de 10 links iniciais!
Confiram abaixo:
http://www.unirio.br/cch/neephi/reflex%F5es_sobre_educa%E7%E3o_integra1.htm

Antonio Sérgio Gonçalves

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Antonio, legal vc ter "se acessado" ! Qual da data de redação e publicação desse seu artigo? Algo mudou na educação integral, desde então?
abs
Bia

CENPEC disse...

òtimo relato Antonio.
claudemir