segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Encontros do 2o. semestre de 2008

Após as oficinas promovidas em junho, direcionadas para a exploração e uso de recursos da Internet para a produção e publicação de textos e imagens, inclusive com o uso deste blog, agora avançaremos com encontros destinados a debates e reflexões sobre a presença e o uso destas tecnologias no cotidiano de todos, sobretudo de crianças, jovens e educadores, e sobre sua aplicação nos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, são propostos 4 encontros até o final de 2008, a saber:
* Diferentes análises sobre a presença da tecnologia digital na sociedade e nas escolas brasileiras:
Mediador: Claudemir E. Viana
Dia: 19 /09 – sexta-feira - 9h00 às 12h00 (auditório 104)
Objetivos:
Tratar, com visão ampla, abordagens diferentes quanto à presença da tencologia digital no cotidiano das famílias brasileiras, em especial, e os projetos de inclusão digital
Metodologia:
Apresentação de questões a respeito; análise e formulação de reflexões em grupos; apresentação das reflexões pelos grupos; quadro síntese das análises; posterior publicação das reflexões e da síntese no blog do grupo de estudo.
Bibliografia:
Análises a partir de textos disponíveis na Internet:
1 -Inclusão duvidosa
http://www.agencia.fapesp.br/materia/8403/especiais/inclusao-duvidosa.htm
2 - Para criar uma geração de cientistas, temos de ensinar ciência do século 21'. (texto publicado no Estadão - 15/06/08, reproduzido no final desta página).
4 -Lápis, borracha e teclado: tecnologia da informação na educação
http://www.ritla.net/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=83 ____________________________________________________________
* Educar na Sociedade da Informação - Educadores em Rede para a Produção Colaborativa de Conhecimento
Convidado(a): Dra. Lilian Starobinas (Faculdade de Educação/ USP) Dia: 21/10 – terça-feira - 9h00 às 12h00 Objetivos:
Refletir sobre a presença da tecnologia digital nos processos de ensino e aprendizagem, e as conseqüentes mudanças na prática pedagógica.
Metodologia:
Palestra e debate Bibliografia:
1 - Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligência coletiva
Rogério da Costa
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000200003&lng=en&nrm=iso
2 - Paulo Freire e a Emancipação Digital
Lilian Starobinas
http://www.cidade.usp.br/redemoinhos/?2005-09/analise2
__________________________________________________________
* Cultura Digital e Currículo: Uma Reflexão Urgente
Convidada: Profa. Dra. Léa Fagundes (UFRS) - coordenadora do Programa UCA (Um Computador por Aluno) no Rio Grande do Sul, que já lança uma provocação:..."Não se trata de integrar as tecnologias no currículo e sim de integrar a escola na cultura digital, porque a escola permanece com a sua tradição e quando de apropria da tecnologia, quer colocá-la a serviço da conservação do passado..."
Dia: 05/11 – quarta-feira - 9h00 às 12h00
Objetivos:
Tratar do conceito de mapas conceituais e de sua aplicação nos projetos de aprendizagem em ambientes virtuais.
Metodologia:
Palestra e debate
Bibliografia:
1 - Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental. Léa da Cruz Fagundes, Stéfano Pupe Johann, Julia Lângaro Becker, Carlos Augusto Piccinini, ?talo Modesto Dutra. http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25064.pdf; ____________________________________________________________
* A formação do professor para a atuação na cibercultura
Mediador: Claudemir E. Viana
Dia: 03/12 – quarta-feira - 9h00 às 12h00 Objetivos:
Encerramento dos encontros com uma reflexão conclusiva sobre a presença das tecnologias digitais no cotidiano da sociedade brasileira, e as funções desta presença em projetos sociais, culturais e educativos.
Metodologia:
Apresentação de questões a respeito; análise e formulação de reflexões em grupos; apresentação das reflexões pelos grupos; quadro síntese das análises; posterior publicação das reflexões e da síntese no blog do grupo de estudo. Bibliografia:
1 -Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. José Valente; F. J. Almeida
http://www.Proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtiel3doc.pdf;
2 - As possibilidades das redes de aprendizagem. José Manuel Moran
http://www.eca.usp.br/prof/moran/redes_aprendizagem.htm;
3 - Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. José Manuel Moran
http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm;