terça-feira, 30 de setembro de 2008

Síntese das reflexões e análises dos participantes do Grupo de Estudos Educação e Tecnologias, no encontro de 19/09/08


A - Principais constatações dos autores/pesquisadores LIDOS
1 -Inclusão duvidosa
* O uso (intensivo) do computador para trabalhos escolares está relacionado ao pior desempenho na escola;
* O uso do computador na classe mais baixa piora o desempenho dos alunos;
* O computador é bom para o professor;
* O computador não é uma solução mágica.
2 - Para criar uma geração de cientistas, temos de ensinar ciência do século 21
* Usar a tecnologia para contruir projetos relevantes para a vida da pessoa (produção de conhecimentos);
* Importância mediação/participação da família no uso da tecnologia;
* Pensar em escola como organismo e a tecnologia como um dos elementos;
* A tecnologia tem que estar a serviço da criação;
* As escolas onde se faz o melhor uso de tecnologia não tem laboratório de informática isolado, a tecnologia está em toda parte.
3 - Educação contra a exclusão digital
* Não é a falta de computador e sim o Analfabetismo e a falta de recursos culturais que são os principais obstáculos;
* A internet aumenta o controle democrático (acesso público);
* Somente a atuação das pessoas possibilita relacionarem esse potencial;
4 -Lápis, borracha e teclado: tecnologia da informação na educação
* Brecha digital: estratégias para diminuição da desigualdade digital. Política, desenvolvimento que garanta o acesso coletivo;
* Competências básicas para o Educador (Formação);
*Pesquisas comprovam que escolas com maturidade no uso de TICs têm crescimento no desempenho.

B - Embasamento (pesquisa/pesquisadores) das constatações
1 -Inclusão duvidosa
*Baseado nos dados do SAEB, no mapa da inclusão digital;
* Foca somente na tarefa feita com computador e tarefas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
2 - Para criar uma geração de cientistas, temos de ensinar ciência do século 21
* Forte: embasamento em Paulo Freire – educação contextualizada. Tecnologia para construir projetos interessantes para a vida;
* Frágil análise sobre um contexto norte-americano;
3 - Educação contra a exclusão digital
* Embasado na própria produção (livros, conceito de cyberdemocracia)
4 - Lápis, borracha e teclado: tecnologia da informação na educação
*Baseado em dados retirados do SAEB; RITLA – Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana; OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio; PISA – Avaliação da TIC nos países da OCDE.
C - Aspectos fortes e frágeis das constatações
1 -Inclusão duvidosa
* Não houve termo de comparação;
* Conceito "tarefa com computador" é obscuro e abrangente, não qualifica o processo;
* Polemiza a questão mas não avança nas análises e proposições;
* Aspecto forte: comparativo – mesma constatação independente da classe social;
* Aspecto frágil: recorte limitado – condição econômica e a utilização do computador para realização apenas de trabalhos escolares . Que tipo de uso? E para quê? (não considerados).
2 - Para criar uma geração de cientistas, temos de ensinar ciência do século 21
* Compreende os processos de aprendizagem dos alunos para desenvolver ferramentas para uso do professor com seus alunos;
* As famílias também precisam estar junto do computador;
* Visão de EAD – mínimo de formação é necessária – EAD com troca e colaboração (e não isolada);
3 - Educação contra a exclusão digital
* Forte: O principal obstáculo à participação não é a falta de computador, mas sim o analfabetismo e a falta de recursos culturais;
* Fraco: não esclareceu o conceito utilizado de “inovação pedagógica” .
4 -Lápis, borracha e teclado: tecnologia da informação na educação
* Fraco: aprofundar-se na cultura digital – não define bem o que é isso e como realizá-lo em se considerando o contexto do educador.
D - Análise desenvolvida pelo sub-grupo
1 -Inclusão duvidosa
*A metodologia da pesquisa para afirmar esse tipo de conclusão parece equivocada. Outras variáveis deixaram de ser “controladas” e consideradas;
* O foco na classe C é interessante e inovadora;
* O recorte é tão limitado que não legitima a constatação;
* Pega o dado particular e o generaliza.
2 - Para criar uma geração de cientistas, temos de ensinar ciência do século 21
* Apesar de ser um breve entrevista com o autor, este demonstra uma abordagem mais ampla e coerente sobre a TIC na educação ampla, ao destacar que a tecnologia deve estar contextualizada e a serviço das necessidades e realidades das pessoas e suas comunidades;
3 - Educação contra a exclusão digital
* A internet potencializa, mas o desenvolvimento de inteligência coletiva depende dos históricos na educação, inovação pedagógica, formação intelectual e capital social;
4 -Lápis, borracha e teclado: tecnologia da informação na educação
* Análise da tecnologia não por si mesma e sim sobre o uso que se faz dela.