quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Síntese do encontro com a profa. Léa Fagundes sobre "Web Currículo"


* Cultura Digital e Currículo: Uma Reflexão Urgente
Convidada: Profa. Dra. Léa Fagundes (UFRS) - coordenadora do Programa UCA (Um Computador por Aluno) no Rio Grande do Sul, que lançou uma provocação para o Grupo:..."Não se trata de integrar as tecnologias no currículo e sim de integrar a escola na cultura digital, porque a escola permanece com a sua tradição e quando se apropria da tecnologia, quer colocá-la a serviço da conservação do passado..."


Síntese do encontro

1 – Menções dos participantes:
Certezas: evolução sem volta; potencial de trabalho não bem explorado; facilita comunicação; professor pode fazer; crianças aprendem mai; valores + tecnologias; escola com potencial mas com dificuldades.
Dúvidas: muita informação sem saber lidar com elas; como disparar a ambição e atuação dos professores; como conciliar exigências do sistema para com professores e seus potenciais.
* Mudança = “não dê ao professor uma tecnologia com a qual ele se sente familiarizado, se não ele não renovará suas práticas pedagógicas”.

2 – Fundamentos do web-currículo, da prática e inovação pedagógicas:
complexidade sem fim, dinamismo, método de ensino; recursos para a aprendizagem;
condicionamento operante reforço positivo reflexo condicionado/contingente = punição

3 – Fundamentos para a mudança:
- Teoria de Piaget + Teoria dedutiva e sistêmica = ciência da educação (por que usamos tecnologias?).
- Tudo entra para os sentidos do aluno (técnicas multisensoriais; multimídias; mídias integradas)
- Tecnologias para ensinar, e não para os alunos se apropriarem e desenvolverem conhecimentos
  • * Educação = mudança cultural.
    * Não se apropriar da tecnologias para fazer o que a escola já sabe fazer;
    * Saber nova tecnologia que muda cultura, muda a cultura da escola;

- Conteúdo + Currículo Mínimo = ilusão de que se constrói conhecimento pela aquisição de conteúdo;

Exercício sobre Percepção: Figuras planas só existem na abstração e não na realidade (prova psicologia do conhecimento de Piaget). Não se trabalham os conceitos e sim “damos” os estanders.
- Percepção é focada, centrada, e isto distorce a realidade percebida = ilusões perceptivas;
- Percepção não basta = é preciso haver uma exploração postura ativa
* articulação dos diferentes enfoques tiradas pelo pensamento. O pensamento é sistêmico

4 – histórico da formação do educador
- Furo nas formações dos educadores: centrar-se na questão do conteúdo, no objeto, e não nas interações;
- Colocar as ignorâncias nas novas tecnologias;
- Epistemologia Genética – Psicogênese = contrução dos conhecimentos/conceitos;
- Atividade Perceptiva = Atividade Mental

5 – Cultura Digital
- A criança aprende explorando - “não precisa ensinar”;
- Papel do professor = observar o que e como a criança aprende para, a partir disso, e em cima disso, interagir, provocar;
- Seleção das informações + testes para saber se as informações são válidas;
- Lógica do raciocínio / construção dos símbolos = usar funções variantes (Piaget); organização desse procedimento de informações : aumento da auto-estima do sujeito.
- O educador tem que confiar mais, ter paciência, dar um tempo;

6 – Situação atual
- Educador deve estar preparado – formação (planejar nos parâmetros do modelo tradiconal) X Ação-reflexão;
- Educador deve ser autor de sua prática pedagógica;
- Cultura Digital = mudanças da cultura social: provoca mudança na cultura educativa (ação-interação-operação);
- Compromisso de interação = presencial + a distância;
- Projeções para diferentes pontos de vista;
- Piaget = criança só vê uma perspectiva, e pensa que todos vêem como ela;
- Descentração é a capacidade de sair de si mesmo e se colocar no lugar do outro, sair do seu ponto de vista. Assim, maior será a capacidade de conhecer algo a partir de vários pontos, aspectos..(cooperatividade);
* Não ensinar sobre o objeto;
- Criar função e deixar que eles explorem, descubram, inventem, dêem sentido...;
- Botar significado sistêmico (relação entre conceitos)
- Cognitivo + emocional
* Nunca dar a resposta pronta – e sim provocar a reflexão!