quarta-feira, 4 de junho de 2008

Registro do encontro de 28/05

A iniciativa foi elogiada como um espaço importante para a construção de um referencial da casa e um espaço de reflexão para troca e colaboração.

Dados sobre a inclusão digital no Brasil:
Acesso predominante HOJE:
Lan houses e cyber cafes – 49%. Preços variam de 0,50 a 1,00
Domicilio - 40%
Outros locais - 11%
33% da população tem computador em casa
- Edital telecentros (2009) chegará a 40.000 telecentros – o ideal seria chegar a 100 mil
Nas escolas:
  • 20.000 laboratórios proinfo – todas as 14.000 escolas de EM e 6000 EF (só contando a inciativa federal soma-se a isso a iniciativa estadual e municipal);
  • A meta de 2008 é terminar o ano com 52.000 – sem contar os investimentos municipais e estaduais;
  • SP: 100% da rede estadual está informatizada, idem para a SME SP;
    Meta 2010 – 135. 000 laboratórios (todas as 55 mil urbanas e rurais com mais de 30 alunos);
  • Em 2010 82% dos estudantes da rede pública estudarão em escolas com laboratório e Internet.

Sergio comentou a experiência em São Carolo e a evolução de 2005 até hoje. A chegada da Internet num bairro periférico, a pressão dos jovens para que isso ocorresse, o desdobramento com a experiência de formação de jovens monitores.

Sites de busca
Kartoo.com
(apresenta resultados de forma mais semântica como mapa conceitual)
www.pipl.com
(pesquisa por pessoas)
Yahoo.com
Pesquisa por diretórios – organizada por pessoas, classificada por assuntos, temas...

Na sala do Educarede: Atividade prática

Foi solicitado que, em dupla ou sozinho, fizessem pesquisas pela Internet de tema referente à área de atuação exercida no CENPEC, de preferência em expressão composta (mais de uma palavra), das seguintes formas:
1) expressão escrita;
2) expressão escrita entre aspas;
3) expressão escrita de forma associada: palavra-chave+palavra-chave.


- Ao final de cada pesquisa, foi pedido que deixassem registros no blog sobre o que observaram dos resultados da pesquisa e sobre o processo, e ainda algo selecionado em cada um dos tipos de pesquisa acima indicados


Retomando no auditório foram dadas dicas para a edição das mensagens no Blog.
- novas postagens;
- administrar postagens: visualizar, excluir, editar
- Pesquisa por palavras-chaves é feita por robô

Observações e comentários dos participantes:

- Se perdeu no exercício – outras pessoas falando – sentiu falta de um roteiro escrito (Mariana);
- O que você usa para procurar – que palavras você utiliza, quanto melhor você especificar melhor o resultado (Eloisa);
- PISA – diferença entre o google e o Kartoo – google me leva para uma lista.No kartoo – a busca por associação foi ‘ótima. Talvez usar uma sigla tenha sido o problema... (Eloisa);
- Além da ferramenta, a escolha do filtro é que facilita a localização do material. Palavra, expressão, relação com que você quer em relação ao conteúdo que você deseja;
- A busca aberta é um oceano... é necessário ser mais preciso (Elo);
- Para quem sabe o que quer, a busca aberta traz mais opções;
- Na busca, um elemento importante é a data de publicação no conteúdo... Há conteúdos atemporais, mas há conteúdos que perdem a validade... a atualidade é importante.(Bia);
- Google acadêmico – pode listar por artigos mais recentes;
- Usar siglas + associação de palavras;
- Para mim pesquisa era google e sempre com palavras soltas. Para mim foi bom conhecer outras opções e formas de pesquisa. Você tem que saber filtrar o que você vai buscar. Para mim abriu um leque para a pesquisa. (Mariana);
- Por isso que a gente tem que experimentar mais. (Elo);
- O karton não agilizou o mapa das relações. Fica mais visível. Fiquei encantada em conhecer essa nova possibilidade. Para mim esse foi o melhor aprendizado do dia. (Lele);
- É interessante conhecer outros buscadores;
- No olhar para o que se pesquisa: saber o que é valido ou não.

Preocupações:
- Como o professor tem feito demandas nas pesquisas.
- A gente precisa se apropriar de recursos para lidar com informação.
- O que o professor PEDE?
- Se você sabe fazer a pergunta, você terá uma resposta próxima do que você desaja. (Sonia Diaz);
- Que perguntas o professor tem feito?;
- Como ele tem orientado as pesquisas de seus alunos?;
- Diferença e processo entre Informação – saber – conhecimento;
- “Quem utilizar a Internet eu descubro!” Fala de professor...;
- Até onde eu preciso da internet e até onde eu não preciso dela?
- Eu entrei nesse grupo por engano, mas resolvi ficar. Achei ótimo, aprendi um monte de coisa e vou continuar, pode? (Sonia Diaz)

“Lição de Casa”:
- Entrar no blog para ler os textos dos colegas, e, se quiser, fazer comentários (mas com o cuidado de se identificar pois todos estão ainda utilizando o mesmo login e mesma senha).

por Claudemir Edson Viana